A menopausa é uma fase comum a todas as mulheres. Habitualmente, ela ocorre entre os 45 e 55 anos. No entanto, seus sintomas já podem ser sentidos muito antes da última menstruação, já a partir dos 40 anos.
A esse período damos o nome de transição menopausal.
A transição menopausal, também conhecida como perimenopausa, é o período de tempo que antecede a menopausa.
Durante a perimenopausa, o corpo passa por uma série de mudanças hormonais e físicas que geralmente ocorrem ao longo de vários anos antes da menopausa propriamente dita. Esses sintomas ocorrem por conta da queda do estrogênio e progesterona, principalmente.
É importante reconhecer esse período, uma vez que já podemos iniciar aliviar esses sintomas através de um tratamento direcionado, seja ele hormonal ou não-hormonal.
Quais são os sintomas da transição para a menopausa?
Nesse período de transição menopausal, as menstruações podem se tornar mais irregulares em termos de duração, fluxo e frequência.
Além disso, a mulher já pode apresentar sintomas típicos de menopausa. Alguns desses sintomas são:
Ondas de calor (ou foagchos): Sensações súbitas de calor intenso, geralmente acompanhadas de sudorese e rubor facial.
Alterações no sono: Distúrbios do sono, insônia e despertares noturnos podem ocorrer com maior frequência.
Labilidade de humor: Algumas mulheres experimentam alterações de humor, irritabilidade e depressão.
Sintomas genitourinários: Pode haver ressecamento vaginal e dor durante a relação sexual.
Redistribuição de gordura corporal: Muitas mulheres notam o acúmulo de gordura na região do tronco e a perda de gordura na região do quadril.
Existe Tratamento para os Sintomas da Perimenopausa?
No meu consultório, eu vejo com muita frequência mulheres já na transição menopausal e sofrendo com todas essas queixas por conta do declínio hormonal.
Porém, como ainda estão menstruando, muitos profissionais não consideram iniciar a reposição hormonal ou qualquer tipo de tratamento. Isso é um grande erro, pois sabemos que as mulheres já se beneficiam da reposição hormonal ainda nessa fase.
"No meu consultório, eu vejo com muita frequência mulheres já na transição menopausal e sofrendo com todas essas queixas por conta do declínio hormonal.
Conclusão
Por isso, é fundamental procurar um profissional atualizado para acompanhar esse período de vida tão importante na vida das mulheres. Em minhas consultas, toda queixa é valorizada.
Caso você precise de orientação médica, você pode clicar aqui para saber como funciona a minha consulta ou pode clicar aqui para falar diretamente com a minha equipe.
Terei um enorme prazer em receber você em uma consulta, avaliar o seu caso com bastante atenção e recomendar a suplementação mais adequada para o seu caso.
Dr. Thiago Fratini é médico formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). CRM: 52-01039288 RQE: 41649
Fez Residência Médica em Endcrinologia no Hospital Federal da Lagoa e Pós-graduação em Nutrologia pelo Hospital Albert Einstein.
Conheça mais do trabalho do dr. Thiago Fratini:
Instagram: @drthiagofratini
Site: www.drthiagofratini.com
Comments